12 de Julho de 2020 às 18:08 FONTE: Equipe

Confira o que rolou no Programa Gás Total Sábado (04/07)

Image

Foto: Reprodução

 

Cassandra no sábado (04/07), falou que Movimento LGBT repudia e cobra providências por atos homofóbicos de apresentador de TV contra defensor público em Alta Floresta, Igreja Católica é contra Itália ter lei que pune ódio a LGBT e Hamburgueria cria pão colorido para ajudar casa de acolhimento de mulheres trans

Confere o que mais rolou no programa:

Movimento LGBT repudia e cobra providências por atos homofóbicos de apresentador de TV contra defensor público em Alta Floresta

A Coordenação Estadual em Mato Grosso da Articulação Brasileira de Gays (ARTGAY) e a Aliança Nacional LGBTI+ emitiram nota de repúdio e cobraram providências das autoridades competentes sobre as atitudes homofóbicas promovidas pelo apresentador Welerson de Oliveira Dias, que imitou de forma jocosa o defensor público Vinicius Ferrarin Hernandez, no dia 17 de junho, no programa Olho Vivo (TV Nativa) em Alta Floresta (790 km de Cuiabá).

Nesta segunda-feira (29), a Defensoria Pública de Mato Grosso, por meio do defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, e do defensor Cardos Eduardo de Souza, ingressou com uma ação civil pública (ACP) contra o Sistema MBS de Comunicação LTDA. (TV Nativa/Record Alta Floresta), na pessoa de sua sócia-proprietária, Vera Lúcia Cardoso, e Welerson Dias, apresentador de TV e radialista em Alta Floresta, solicitando indenização de R$ 100 mil por dano moral coletivo contra a comunidade LGBTI, valor a ser destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

“A LGBTIfobia segue tentando mascarar-se de liberdade, seja liberdade de expressão, seja liberdade jornalística”, destaca a Aliança Nacional LGBTI+.

Já a ARTGAY afirmou que ação homofóbica promovida pelo funcionário da emissora, enquanto agente de veiculação de informações pública, caracteriza-se como uma agressão moral, social, política e cultural a todo o movimento LGBT.

“A ação, por si só, é capaz de produzir danos lesivos a todas as pessoas homossexuais e trans, quer seja telespectadora da emissora, quer seja, de forma indireta, atingida pela ação homofóbica”, diz trecho do documento.

De acordo com a Aliança Nacional LGBTI+, o apresentador feriu os princípios contidos no Código de Ética do Jornalismo. “Ofendendo, ao invés de informar, transformando o programa em um propagador de piadas jocosas, sendo que, ao ocupar um espaço de uma concessão pública e se portar de tal maneira, acaba por ser um formador de opinião e torna-se mais um dos responsáveis por afiar a faca do preconceito, a faca que por muitas vezes ceifa milhares de vidas pelo mundo”.

Homofobia – Nesta quarta-feira (1º de julho), o Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas também repudiou publicamente a discriminação sofrida pelo defensor público. “A homofobia direta e indireta não só atinge a população LGBTI+, mas também outras pessoas que de alguma maneira se comportam fora dos padrões heterossexuais”, manifesta trecho da nota.

As associações que representam a comunidade LGBTI em Mato Grosso e em todo o país são uníssonas no pedido de ação reparatória por parte dos agentes delituosos, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passou a ser considerada crime de homofobia.

Clique aqui para ler a nota da ARTGAY, aqui para acessar a nota da Aliança Nacional LGBTI+ e aqui para visualizar a nota do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas.

Denúncias de crimes contra LGBTIs podem ser feitas por meio deste link: https://bit.ly/2vRiXyr

Revolta – Josiane Marconi, coordenadora do coletivo Mães pela Diversidade em Mato Grosso, revelou ter ficado extremamente chocada e decepcionada com o episódio. “Esse profissional que aparece na televisão não tem a menor noção do que seja a Defensoria Pública, do papel de um defensor. Ele usa a orientação sexual de um defensor público como se isso interferisse em seu trabalho ou no seu caráter. Esse apresentador não devia estar onde está, fez um desserviço. As pessoas LGBTs merecem respeito”, desabafou.

Marconi ressaltou que a Defensoria Pública é um órgão que protege as minorias. “Quando um LGBT é assassinado, violentado, ou xingado, é como se tivesse xingado nossos filhos e filhas. Então, esse apresentador não entende qual é o papel da Defensoria no estado e no município. Ele usa de termos chulos para falar sobre a Defensoria”, afirmou.

“É por pessoas como esse senhor que nossos filhos são violentados, agredidos verbalmente, mortos. Nós, mães e pais, não admitimos esse tipo de atitude, ainda mais vinda de um profissional de comunicação, dentro de um veículo como a TV”, salientou.

Além da indenização por dano moral coletivo contra a comunidade LGBTI, a ação também demanda a penalização dos requeridos a fazer a leitura de eventual condenação judicial no mesmo programa ou em similar, por duas ou mais vezes, pelo mesmo apresentador.

Fonte: Mato Grosso Mais

Publicidade

Banner 300x250

 

Igreja Católica é contra Itália ter lei que pune ódio a LGBT

O Parlamento italiano começou, esta semana, a discutir a inclusão da homofobia e da transfobia no Código Penal do país,um dos que menos garantem direitos a LGBT na Europa ocidental.

O projeto de lei do deputado e ativista gay Alessando Zan, do Partido Democrático (PD), unifica série de projetos com o mesmo tema apresentados à Câmara dos Deputados nos últimos anos.

O texto base foi apresentado na Comissão de Justiça da Câmara, na terça-feira 30, segundo a Agência Ansa. A votação está prevista para o próximo dia 7.

O projeto incluiu homofobia e transfobia nos itens do Código Penal que punem atos de discriminação e violência motivados por etnia, raça ou religião.

Se houve a mudança, a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero poderá resultar em pena de prisão por até um ano e seis meses. A violência, pena de até quatro anos de reclusão.

A Igreja Católica, que tem grande influência no país, é contra a iniciativa. No início de junho, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) divulgou comunicando afirmando que o país "não precisa" de lei contra a homofobia e que a legislação nacional já protege LGBT.

"Uma eventual introdução de novas normas incriminadoras pode gerar derivas liberticidas, as quais, mais do que assinalar uma discriminação, terminariam por atingir uma expressão de opinião legítima", disse a CEI.

De acordo com a reportagem, o líder da oposição, senador Matteo Salvini, do partido de extrema direita Liga, declarou que a Itália não é um país que discrimina e que o projeto de Zan é ideológico e danoso.

"Um texto desse tipo acabaria colocando os gays em guetos. Não existe agressão mais grave que outra. Se essa lei passar, então apresentarei um projeto sobre a heterofobia", acrescentou.

A Itália não permite casamento entre pessoas do mesmo sexo e não há lei que autorize expressamente adoção por casais LGBT.

Fonte: GuiaGay SP

Publicidade

300x250 Genérico

 

Hamburgueria cria pão colorido para ajudar casa de acolhimento de mulheres trans

Os hambúrgueres coloridos são uma maneira de celebrar o orgulho LGBT e conscientizar as pessoas para apoiarem um dos projetos mais importantes para acolhimento de pessoas trans na capital paulista.

Conheça um pouquinho do trabalho da Casa Florescer através de sua página no Instagram:

A Juicy Burger tem unidades na Bela Vista, Mooca, Vila Madalena, Itaim Bibi e Butantã e você pode colaborar com a campanha através dos aplicativos iFood, Rappi e Uber Eats.

“A Casa Florescer acolhe, ao todo, 30 mulheres trans e oferece atendimento social e psicológico, além de prestar suporte nos âmbitos da educação, da saúde e da reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho. Então lembre-se: no domingo, peça seu Combo Pride e ajude diretamente a Casa Florescer”, afirmou a Juicy em uma postagem no Instagram.

Se a carne não for sua praia, vale apoiar a Casa Florescer diretamente através do Picpay do centro de acolhimento. Nesse momento de dificuldade, com uma crise econômica grave assolando o Brasil, é importante ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente se você pode.

Confira a postagem original da Juicy Burger no Instagram:

Fonte: Hypeness

Publicidade

Banner 300x250

 

Ouça agora o programa inteirinho!

Cassandra apresenta todos os Sábados às 15hs o Programa Gás Total na Radio Tributus, com muita alegria e energia positiva, informação e cobrança do poder publico pra quem mais precisa durante 3 horas de programa.

Não perca também a reapresentação aos domingos às 15hs.

 

 

Image