07 de novembro de 2018 às 20:26

Hoje o Brasil comemora o Dia do Radialista


Foto: Reprodução

O Brasil celebra nesta quarta-feira, 7 de novembro, o Dia do Radialista. A data é uma homenagem ao compositor e radialista Ary Barroso. E nós da Rádio Tributus temos a honra de celebrar, oficialmente, o Dia do Radialista!

Um levantamento realizado pelo Ibope em 2016 mostra que o rádio ocupa a terceira posição entre os meios de comunicação mais usados pela população para se informar. 

É válido lembrar que antes da lei nº 11.327, de 27 de julho de 2006, o dia era comemorado em 21 de setembro.

A data é uma maneira de homenagear o profissional que apresenta programas e informativos radiofônicos e que, através da sua voz marcante, leva muito entretenimento aos ouvintes.

A primeira data, 21 de setembro, foi instituída pela primeira vez em um decreto de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas. A troca surgiu em 2006, quando o ex-presidente Lula decidiu homenagear o radialista Ary Barroso, instituindo o dia 7 de novembro – data de aniversário de Ary – como o Dia do Radialista.


Ary Barroso o inesquecível radialista

Ary ficou órfão de pai e mãe aos 8 anos e ficou sob os cuidados da avó materna, Gabriela Augusta de Resende. Se formou em 1929 em Ciências Jurídicas e Sociais e em 1930 escreveu as primeiras composições para o teatro musical carioca.

"Aquarela do Brasil", uma de suas obras, conhecida inicialmente na voz de Aracy Corte, foi regravada até no exterior. Ary também recebeu o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pela trilha sonora do filme "Você já foi à Bahia?", de 1944, de Walt Disney.

Mas foi em 1943 que Ary se realizou ainda mais! Por muitos anos ficou à frente do programa "A Hora do Calouro", na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro. Ele era o responsável por revelar e incentivar grandes talentos musicais.

Ary faleceu em 1964 devido uma cirrose hepática decorrente de alcoolismo.


A Todos os profissionais do Rádio, Feliz dia do Radialista!



Fonte: Equipe

comentários

Estúdio Ao Vivo