01 de dezembro de 2018 às 15:28

Agência Aids realizará ações contra AIDS, no Dezembro Vermelho


Foto: Reprodução

Dentro da programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado na sábado (1º), a Agência de Notícias da Aids vai realizar uma série de eventos em parceria com o Sesc São Paulo, todos em alusão ao Dezembro Vermelho. As atividades terão inicio no dia 01 e seguirão até quarta-feira (dia 5), com rodas de conversa, debates, show, performance de drags e oficinas de arte e prevenção.

O Sesc Pompeia está com uma programação extensa. A partir das 12h, do dia 1º, quem passar pelo local poderá participar da “Oficina com Preservativos”, da artista plástica Adriana Bertini. Mesclando as técnicas de coloração, recorte e colagem e usando camisinhas vencidas, os participantes da atividade poderão criar o laço vermelho, símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a aids, que pode ser usado como quadro ou diferentes formas de decoração. A oficina é gratuita.

Também no Sesc Pompeia, haverá, às 18h, um debate sobre aids e diversidade. Roseli Tardelli, diretora da Agência Aids, vai receber a atriz Renata Carvalho, da peça “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Ceú”, o artesão Alexandre Peixe, do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades, o ativista Beto de Jesus, diretor da Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil) e sexóloga Regiane Garcia. Eles vão falar sobre estigma, prevenção e os desafios atuais da luta contra a aids.

O cantor e compositor Rico Dalasam vai encerar as atividades no dia 1. Acompanhado de Dinho Groove (produtor musical e tecladista) e Moi Guimarães (guitarra e voz), ele vai ser apresentar em show aberto e gratuito no Deck do Sesc Pompeia, às 19h30.

O show encerra o projeto Contato, que aborda temas como saúde e sexualidade e celebra a diversidade e as diversas formas de ser. O repertório traz músicas como “Fogo em Mim”, “Riquíssima’ e “Todo Dia”. Desafiando a noção de normalidade na música e nas questões de gênero, Rico Dalasam inaugura a cena queer rap do Brasil, aos 25 anos de idade, em 2014. Ingressou no rap nacional, depois de atuar como cabeleireiro e editor de moda, tornando-se uma das principais apostas da música nacional contemporânea.

No Sesc Avenida Paulista, está programado a oficina de Adriana Bertini. Essa atividade acontece no dia 02, a partir das 10h30. O Esquadrão das Drags estará nesta unidade distribuindo camisinhas e materiais informativos sobre prevenção, entre 11h e 16h. Ainda na unidade Paulista haverá, às 14h, a exibição do documentário “Youtubers e HIV” e bate-papo com a presença da jovem Micaela Cyrino.

A última ação do leque de atividades que a Agência Aids propôs em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids será realizada no dia 05 de dezembro, no Sesc 24 de maio. Às 17h haverá uma roda de conversa sobre aids, subjetividade e sexualidade, com a jornalista Roseli Tardelli e a ativista Gugãa Thaylor.


Confira a programação:

01 de dezembro

Sesc Pompeia

Oficina Adriana Bertini – das 12h às 13h30

Roda de conversa – das 18h às 19h30

Endereço: Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo


02 de dezembro

Sesc Avenida Paulista

Oficina Adriana Bertini – das 10h30 às 12h

Intervenção cultural com o Esquadrão das Drags – a partir das 11h

Exibição do Documentário “Youtubers e HIV”, com bate-papo – às 14h

Endereço: Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo


05 de dezembro

Sesc 24 de maio

Roda de conversa sobre aids e sexualidade, a partir das 17h

Endereço: Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo


Fonte: Agência AIDS

comentários

Estúdio Ao Vivo