17 de Agosto de 2019 às 17:41 FONTE: Diário de Pernambuco

Sétima edição do Festival Love Noronha abre as portas para o turismo LGBT do arquipélago

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Foto: Reprodução

 

O arquipélago de Fernando de Noronha recebe, desde quinta (15/06), a sétima edição do Festival Love Noronha, que reúne turismo, cultura, ecologia, gastronomia e festas durante quatro dias. O balneário pernambucano abre as portas para turistas LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros), do Brasil e do exterior, além de heterossexuais e aliados. O evento tem o patrocínio do Love Is Great, campanha de incentivo do governo britânico, que, assim como o festival, é focado em trabalhar o turismo LGBT+.

A edição de 2019 acontece até amanhã, domingo (18/06). O visitante que desembarca em Noronha durante o circuito encontrará a ilha totalmente transformada, com bandeiras do arco-íris espalhadas. Além disso, a rede hoteleira chega à totalidade de ocupação. “Nossa proposta é transformar Noronha em um lugar mais agradável do que já é. Como o Love, a ilha ultrapassa a característica de paraíso e fica mais feliz, colorida, com a bandeira do amor espalhada por todas as partes do arquipélago. Promovemos a cidadania e a igualdade”, diz a produtora cultural Maria do Céu, idealizadora do festival.

Os participantes do Love Noronha são conduzidos a uma programação com um welcome drink. A primeira agenda aconteceu em uma das praias mais cobiçadas pelos turistas que visitam Noronha: a da Conceição. Nos dias seguintes, as atividades incluem roteiros culturais e ecológicos através trilhas e visitas aos fortes e igrejas. Em um dos passeios, os visitantes conhecem as praias do Parque Nacional Marinho.

A programação do Love Noronha ainda oferece festas noturnas para quem curte pop ou música eletrônica. Além disso, o festival proporciona um momento para que os visitantes degustem as delícias do lugar em onze restaurantes que participam de um circuito gastronômico do Love. O bar O Pico vai criar um drink especial inspirado no Love Noronha. Já a Pousada Zé Maria criou sobremesas e bolos coloridos em homenagem ao público LGBT.

Turismo LGBT

Segundo levantamento do Sebrae publicado no início do ano, o Brasil é o país da América Latina com maior potencial de crescimento de receitas com o turismo gay. Em 2017, o setor registrou alta de cerca de 11% no país, enquanto o turismo de modo geral subiu 3,5%. A Parada Gay de São Paulo, realizada em junho, movimentou R$ 403 milhões de reais, um crescimento de 40% em comparação a 2018. Este segmento representa cerca de 10% dos viajantes no mundo e movimenta 15% do faturamento do setor, segundo dados da Organizacão Mundial do Turismo.

 

 

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